Sejam bem-vindos!

Spc e Antiganância: Chega de Explorar Nosso Povo

Vocês já sabem: vou criar o Programa de Renda Mínima Eduardo Suplicy, que vai garantir mil reais mensais aos brasileiros e brasileiras mais carentes. E com a Lei Anti Ganância, vamos proibir os bancos de cobrar mais de duas vezes o valor que você está devendo. Assim, vamos começar a sair dessa situação que transformou nosso povo numa multidão de endividados. E não é porque somos irresponsáveis ou caloteiros. É porque o Brasil cobra um dos juros mais altos do mundo.

Resultado: quem pega um empréstimo de 100 reais de repente fica devendo uma fortuna. A mesma coisa se você fica devendo pro cartão de crédito ou pro cheque especial. Essa dívida se multiplica ao infinito e deixa o devedor escravizado pelo mercado financeiro.

Com a Lei Antiganância vamos colocar um limite nessa farra dos juros abusivos: quem deve 100 e já pagou 200, tem a dívida quitada. É uma questão de justiça porque, repare: quatro bancos brasileiros estão entre os dez mais lucrativos do mundo. Isso só se explica por conta desses juros que deixam o nosso povo endividado até o pescoço.

A Lei Anti Usura vai colocar um ponto final na farra dos juros, mas não podemos nos esquecer dos mais de 66 milhões de brasileiros e das 6 milhões de empresas que estão com o nome no SPC e no Serasa.

Isso é gravíssimo porque o consumo das famílias responde por nada menos que 60% do nosso PIB. Se elas ficam sem renda e sem crédito, a economia para e o desemprego explode. Exatamente o que está acontecendo agora.

Com a Lei Anti Usura, a gente vai combater esse problema. E com a nossa proposta de renegociar a dívida de quem está com o nome sujo, a gente dá outro passo decisivo para melhorar a vida do brasileiro. Vejam o que vamos fazer:

A dívida média das pessoas com o SPC e Serasa é de R$ 4 mil e 200 reais. O governo vai estimular os credores a dar um desconto de 70%, reduzindo a dívida pra cerca de R$ 1.400. Esse valor será financiado pela Caixa Econômica e o Banco do Brasil em 36 vezes, com juros baixos. Nos leilões da própria Caixa e do Banco do Brasil, esse desconto chegaria até 90%.

Então, resumindo. Vamos garantir uma renda média de mil reais com o Programa de Renda Mínima Eduardo Suplicy. Vamos recuperar o crédito das pessoas que estão com o nome no SPC e no Serasa. E com a Lei Anti Usura, vamos proibir os bancos de cobrar mais de duas vezes o valor que você está devendo. É por esse caminho que vamos aquecer a economia, gerar empregos e criar condições pra você e sua família levarem uma vida mais digna e mais próspera.

Compartilhe:

O Brasil desvendado:
A Newsletter de Ciro Gomes

Tenha acesso a uma análise profunda e exclusiva sobre os rumos da economia e da política no Brasil.

Outros textos

Renda Digna: de Onde Virá o Dinheiro

O Renda Digna será o maior programa social da nossa história. Ele vai combater, de forma simultânea e coordenada, três dos maiores problemas brasileiros: a