Que Ciro é esse? - Site oficial do candidato à presidência da República Ciro Gomes

Que Ciro é esse?

Imagem do Ciro de Perfil

Ciro Gomes tem 60 anos de idade e é candidato a presidente da República pelo PDT. Na sua vida, Ciro sempre procurou ser independente, agindo de acordo com o que pensa e sente. Seja sobre política, economia, saúde, segurança, educação, meio ambiente ou outro tema, todos que ouvem Ciro percebem que estão diante de alguém experiente, preparado e sério, que conhece profundamente o Brasil. Em um dos momentos mais difíceis da história do nosso país, Ciro coloca a sua biografia, de 38 anos de vida pública limpa, a serviço do povo brasileiro.

1957

Paulista de nascimento, cearense de coração

Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, filho de professores. Aos 4 anos de idade, sua família mudou-se para Sobral, Ceará, onde Ciro cresceu, estudou e aprendeu com os pais a valorizar a educação. Em Fortaleza, Ciro Gomes passou em primeiro lugar no vestibular, participou do movimento estudantil, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se professor universitário.

Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba,
interior de São Paulo. Aos 4 anos de idade, sua família mudou-se para Sobral, Ceará.

1982

Deputado estadual aos 24 anos

Ainda muito jovem, aos 24 anos, Ciro ingressou na vida pública, elegendo-se deputado estadual no Ceará, em 1982. Desde cedo, revelou-se um político de opiniões transparentes, firmes e corajosas, sem nunca perder a capacidade de se indignar contra o autoritarismo, a corrupção e as injustiças sociais. Em 1986, reelegeu-se deputado estadual, num amplo movimento popular que pôs fim à chamada “era dos coronéis”. Foi líder do governo de Tasso Jereissati na Assembleia Legislativa, defendendo a renovação política e lutando pelo fim dos privilégios na administração pública.

Desde cedo, revelou-se um político de opiniões transparentes,
firmes e corajosas.

1988

Melhor Prefeito do Brasil

Em 1988, com apenas 31 anos, foi eleito prefeito de Fortaleza, o mais jovem da história da capital cearense. Reequilibrou as contas da prefeitura com uma ampla reforma fiscal, regularizou os serviços públicos, investiu em educação, implantou postos de saúde e colocou os salários dos servidores em dia. No final, foi apontado pelo Datafolha como o melhor prefeito do Brasil.

Com apenas 31 anos, foi eleito prefeito de Fortaleza,
o mais jovem da história da capital cearense.

1990

Governador mais bem avaliado do país

Por sua atuação na prefeitura, Ciro elegeu-se governador do Ceará em 1990, o mais jovem da história do país. Aumentou o PIB do Ceará em 32,5%. Quitou a dívida mobiliária do Estado. Realizou o Canal do Trabalhador (110 quilômetros de extensão) em apenas três meses, que ajudou a resolver o problema de abastecimento de água de Fortaleza e da região metropolitana. Levou o Programa Agentes Comunitários de Saúde para todo o Ceará. E reduziu a mortalidade infantil, sendo premiado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Prêmio Maurice Pate, conferido pela primeira vez a um programa na América do Sul. Foi o governador mais bem avaliado do Brasil em sucessivas pesquisas do Datafolha, deixando o governo com 74% de aprovação.

O governador mais jovem da história do país.

1994

Ministro da Fazenda que consolidou o Plano Real

Em 1994, Ciro Gomes foi convocado pelo então presidente Itamar Franco a assumir o Ministério da Fazenda para comandar a economia e conter ataques especulativos que ameaçavam o Plano Real. Ciro conseguiu superar as pressões por aumento de preços e manteve a inflação perto de zero. No ministério, Ciro foi responsável, entre outras medidas, pela criação da lei que garante aos trabalhadores a participação nos lucros das empresas.

Ciro ministro da Fazenda, foi responsável pela criação
da lei que garante aos trabalhadores a participação
nos lucros das empresas.

1995

Pesquisador-visitante em Harvard, Estados Unidos

Após deixar o Ministério da Fazenda, Ciro foi estudar nos Estados Unidos como pesquisador-visitante da escola de Direito de Harvard. Na volta dos Estados Unidos, foi duas vezes candidato a presidente, em 1998 e em 2002, quando no segundo turno apoiou Lula contra Serra.

2002

Três livros sobre o Brasil

Ciro já lançou três livros: Ciro Gomes no País dos Conflitos (1994); O Próximo Passo – Uma Alternativa para o Brasil (1995), em parceria com o professor de Harvard Roberto Mangabeira Unger; e Um Desafio Chamado Brasil (2002).

2003

Ministro que tirou do papel a Transposição do São Francisco

Em 2003, foi convidado por Lula para ser ministro da Integração Nacional. Ciro tirou do papel e iniciou a Revitalização e Transposição do Rio São Francisco, que está leva água para as regiões secas do Nordeste.

2006

Deputado federal mais votado do Brasil

Em 2006, Ciro Gomes foi o deputado federal mais votado do Brasil, proporcionalmente, com 667.830 votos. Na Câmara do Deputados, defendeu a interligação de bacias do Rio São Francisco aos rios secos do Nordeste. Foi relator do Projeto de Lei, aprovado em 2008, para reduzir a burocracia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e evitar condutas econômicas que possam prejudicar o consumidor. Foi indicado por três vezes consecutiva pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “100 cabeças do Congresso”.

Ciro foi indicado por três vezes consecutivas pelo Departamento
Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “100 cabeças do Congresso”.

2013

Secretário de Saúde com muitas realizações

Ciro comandou a Secretaria de Saúde do Ceará de setembro de 2013 a dezembro de 2014, a convite do governador Cid Gomes. Um período de muitas realizações, com mais de 70 obras e serviços entregues à população.

Ciro Gomes entregou 14 UPAs, 9 Policlínicas, 3 CEOs (Centro de
Especialidades Odontológicas), 49 SAMUs e o Hospital Regional
do Sertão Central, em Quixeramobim.

2015

Atuação no setor privado

Ciro atuou também na iniciativa privada como presidente da Transnordestina S/A e um dos diretores da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, entre 2015 e 2016.

Ciro foi presidente da Transnordestina S/A
e um dos diretores da Companhia Siderúrgica
Nacional - CSN.

2018

Ficha Limpa, experiente, corajoso

Pai de quatro filhos, Ciro tem 38 anos de vida pública e seu nome nunca foi associado a escândalos ou roubalheira. Ficha Limpa, Ciro Gomes tem, aos 60 anos de idade, o preparo, a firmeza, a experiência e a honestidade que o Brasil precisa.

Ciro tem 38 anos de vida pública e seu nome nunca foi associado a
escândalos ou roubalheira.